Candidatura Tucana

Tucano com o bico abertoNa última segunda estive na oficialização da candidatura de Geraldo Alckmin no diretório municipal do PSDB. A partir de agora Geraldo Alckmin é pré-candidato do PSDB para a prefeitura. Por enquanto a campanha não é permitida, por isso no atual momento Alckmin é pré-candidato, e não candidato. Os partidos políticos só devem homologar seus candidatos em junho, obedecendo ao calendário eleitoral.

A reunião foi noticiada por diversos jornais que aguardavam ansiosos esta definição do PSDB desde o fim do ano passado. A difícil questão da aliança com os democratas foi o principal fator para que a decisão não fosse tomada antes. Até o blog da juventude tucana, que até então vinha ignorando as manifestações favoráveis a candidatura própria dentro PSDB noticiou a reunião desta segunda-feira. A militância do partido têm realizado diversas manifestações na cidade nos últimos meses pedindo que o PSDB lance um candidato próprio para prefeito, e estas manifestações tem tido a presença de muita gente.

Como pode ser lido nas matérias que saíram na mídia aqui e ali, o deputado federal Walter Feldman e quase todos os vereadores da capital estiveram presentes na reunião de segunda-feira defendendo a aliança com os democratas. A defesa da aliança por parte de Feldman e os vereadores da capital não foi bem aceita pela grande maioria da militância, e alguns militantes mais beligerantes utilizaram de gritaria e termos impróprios para atacar os parlamentares. Isso é fato, mas foi a manifestação de uma minoria mais barulhenta. Mas Lobo admoestou a estes militantes com muita propriedade e energia e o deputado José Aníbal fez uma participação pela união do partido muito sensata. Ah, o anúncio de Lobo se balizou em preceitos partidários e na vontade da expressa manifestação da maioria da militância. Não vejo nenhuma falha democrática como apontaram alguns companheiros.

Eu não gostei do tom violento que a reunião tomou em certos momentos, mas acredito que se o partido tivesse se aberto a uma definição clara a alguns meses atrás estas discussões teriam sido mais brandas. Cabe aos militantes do partido pensar em um modelo de discussões de idéias mais moderno dentro do PSDB. Com isso estaremos fortalecendo o exercício da social democracia e a união interna do partido.

Deixe uma resposta