Pesquisa Aponta: Nome de Kassab Não Decola


Pesquisa do Datafolha sobre a intenção de voto para prefeito, realizada no dia 15, de maio indica três coisas interessantes:

  • O atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, se encontra em 3º lugar com somente 15% das intenções de voto;
  • Marta Suplicy e Geraldo Alckmin se encontram empatados para o primeiro turno, cada um com 30% das intenções: o dobro do alcançado por Kassab;
  • Geraldo Alckmin ganharia de Marta Suplicy com folga no segundo turno;

A pesquisa mostra que o atual prefeito Gilberto Kassab não conseguiu transformar os fatos políticos de sua gestão em votos. A situação favorável de Kassab, que é o prefeito em exercício, parece não ser suficiente para tornar a sua campanha viável. Segundo esta pesquisa, mais da metade dos votos do Kassab (63%) migrariam para Alckmin em um eventual 2º turno.

Apesar do empate técnico entre Alckmin e Marta no primeiro turno, o 2º turno é claramente favorável ao candidato tucano. Isso acontece porque o eleitor paulistano tem um alto índice de rejeição ao nome de Marta. Ou seja: muita gente odiaria ter Marta Suplicy como prefeita. Tal rejeição não é enfrentada por Alckmin que foi o governador com o maior índice de aprovação no Brasil.

Ao que tudo indica a divisão entre democratas e PSDB deve favorecer a candidatura do PT no primeiro turno das próximas eleições, mas o índice de rejeição de Marta deve favorecer a eleição do candidato tucano. Até junho teremos a definição de quem são de fato os candidatos. Novidades como uma candidatura de Paulo Maluf do PP ou um candidato independente por partidos menores pode alterar consideravelmente as possibilidades para as eleições.

ps: os números foram arredondados. Consulte a matéria original para obter as porcentagens exatas.

ps2: leia o comentário do tucaníssimo Raul Christiano.

ps2: leia o comentário não tão tucano dado pelo blog Tucano Jovem.

4 Comments

Add yours
  1. 1
    JOSE RUBENS DOMINGUES FILHO

    Caro Felipe,

    Li seu blog a observação “leia o comentário não tão tucano no blog da juventude”…

    Quero dizer duas coisas a vc:

    1o. Apenas reproduzimos na íntegra a publicação do datafolha sem dar nenhuma opinião ou juízo de valor, portanto, não entendi o seu comentário.

    2o. Sou tão tucano como qualquer um do nosso partido.
    Sou favorável a tese da manutenção da coligação que será definida, definitivamente, na convenção. Tomada a decisão oficial, conforme reza nosso estatuto, me juntarei aos meus pares para fazer campanha.
    Isso é democratico e estatutário.
    Fazer questionamentos e reflexões internas não torna alguém menos ou mais tucanos que os outros.

    Preocupa-me quando pessoas ou grupos começam a fazer perseguições internas contra companheiros que, eventualmente, não pensam ou não concordam com suas convicções. Soa-me como os métodos chavistas ou castristas que, tenho certeza, não é a sua postura.

    Um partido político deve refletir sobre as estratégias. Leia a entrevista dada pelo FHC no ig… Vc vai dizer que ele tb não é tão tucano?

    JOSE RUBENS

Comments are closed.