Tem Muitas Árvores em São Paulo

20120124-101351.jpg

20120124-101405.jpg

A cidade de São Paulo é bem arborizada. A quantidade de árvores está um pouco acima do mínimo recomendado pela ONU, o que por si só não é capaz de tornar a qualidade do ar uma maravilha, mas com certeza ajuda a melhorar a qualidade do ar além de diminuir a temperatura e fazer sombra.

Mas o que a cidade tem demais são árvores mau cuidadas, com ervas daninhas e cupins. Além dos efeitos benéficos essas árvores mal cuidadas também oferecem perigos de cair durante um temporal, danificando as redes elétricas e telefônica além de destruir prédios, carros e até vidas.

Algumas destas árvores precisam ser cortadas, como esta árvore da foto que além de estar completamente coberta de era, tinha a base de seu tronco tomada pelas raízes de outras plantas daninhas. Ontem, com as chuvas de verão, a árvore não resistiu e caiu derrubando a energia da região e ameaçando cair sobre um prédio. A Assembleia Legislativa ficou cerca de cinco horas às escuras, e meu apartamento cerca de dez horas. Cerca de dez árvores caíram ontem.

Quando eu tinha cerca de dez anos eu retirei cerca de metade da erva daninha que cubria o pé de abiu da minha avó. A árvore, que estava fraca e infrutífera, reagiu brotando alguns frutos ano seguinte.

As subprefeituras fariam muito bem se cuidassem desse assuntos resgatando as árvores.

2 Responses

Deixe uma resposta