The Flowers of War (金陵十三钗)

Ontem assisti a este filme chinês de 2011. Eu não sou fã de filmes de guerra, mas eu recebi a dica deste filme por uma chinesa, e como estou lendo livros sobre o tema resolvi assisti e gostei.

A história se passa durante a ocupação de Nanjing em 1937. Na época a cidade era a capital da China governada pelos nacionalistas que se viram obrigados a mudar a capital para a cidade de Chongqing, no interior do país. Segundo relatos do livro “This is China: the first 5000 years“, a invasão japonesa foi bastante cruel. O livro mostra uma foto de chineses sendo enterrados vivos, o que me chocou bastante. Ainda segundo o livro os chineses denunciam um número realmente massivo de mulheres estupradas durante a ocupação, tema presente no enredo deste filme, onde uma igreja funciona como bunker para um grupo de meninas e prostitutas protegidas por um falso padre.

O filme é chinês: mostra os soldados chineses como heróis e os soldados japoneses como malvados sem motivo. Ou seja, não é nada imparcial. Ainda assim vale a pena.

http://youtu.be/gac7-t7151M

Baixar o filme com legendas em inglês e mandarim.

Deixe uma resposta