2012.03.23 Viagem de Xian para Luoyang


Hoje pegamos um trem para Luoyang. Compramos o ticket na hora e por isso não conseguimos lugar no trem mais rápido, e também tivemos de sentar nos lugares chamados “hard seat”. Na verdade a diferença entre o hard seat e o soft seat não me pareceu ser a moleza ou dureza do banco, mas sim o espaço que se tem na poltrona. Como o hard seat é um pouco mais barato o vagão também fica bem cheio. Talvez seja um eufemismo para primeira e segunda classes. Não sei. É um chute meu, talvez movido pelo preconceito de se estar em um país comunista.

Dois chineses fizeram questão de puxar assunto conosco, em inglês. Os chineses parecem gostar de puxar conversa durante as viagens de trem, mas das outras vezes ninguém puxou assunto com a gente. O assunto era os destinos de nossa viagem, o fato da Ana Paula se parecer chinesa mas ser brasileira, e por consequência não falar nada em chinês, o grupo de paises chamado BRIC, como os chineses trabalham duro e são pobres, o futebol brasileiro, a partida de futebol entre Brasil e China e o campeonato europeu. Quem me conhece sabe que eu não sei bulufas de futebol, mas eu tentei fingir um pouco. Depois de um ponto eu acabo despontando as pessoas que se perguntam: mas como assim? Eu pensava que todo brasileiro gostasse de futebol! Pois é.

Logo que chegamos tentamos comprar passagem para ir embora para Nanjing e as passagens também tinham se acabado. Meu glossário de chinês é o suficiente para comprar uma passagem, mas desde que tudo dê certo: a linha que eu pesquisei na internet exista, e o tipo de lugar que eu preciso esteja vago. Infelizmente não tinha nenhum lugar no trem que queríamos, e tive de comprar um bilhete mais barato em um trem mais lento. Oops! Mais de dez horas em uma cama mais barata? Vamos precisar ter sorte amanhã de noite…

Estávamos de saco cheio de fazer mímica e por isso fomos até o centro da cidade para comer pizza Hut: pizza vegetariana e risoto de arroz, estilo chinês, claro. No caminho tirei fotos de uma vitrine com uma marca de roupas esportivas que provavelmente nunca fará sucesso no Brasil. Você compraria uma roupa destas para usar no Parque Ibirapuera? A foto da Ana Paula foi tirada em um shopping. Estava tendo promoção de calçados 🙂 Na volta vimos um grupo grande de pessoas dançando ao ar livre numa praça. Os chineses adoram dançar em grupo nas praças públicas. Pena que estava muito escuro para se tirar fotos.

20120326-230845.jpg

20120326-230903.jpg

6 Comments

Add yours
  1. 5
    Adriana

    Olá Felipe, bacana teu site!
    Vc poderia me ajudar? Estou indo a China em maio 2014 e vou de Pequim para xian de avião e queria visitar luoyang(os tais budas ) só que não sei site para comprar online o trem rápido , vc saberia? Aguardo
    Obrigada
    Adriana

    • 6
      Felipe S. Gomes

      Adriana,

      Eu comprei as passagens de trem nas estações de trem mesmo. O bilhete é azul, e cada bilhete tem anotado o número do passaporte. Acho que por isso não dá para comprar online.

      Cheguei no guichê com o código da viagem escrito em um papel, seguido do horário. Também escrevi: “De Xian para Luoyang”, mas em chinês. Não havia guichê que atendesse em inglês.

      Eu li que no último ano novo chinês algumas linhas passaram a vender online para chineses, mas não para estrangeiros 🙁

      Ah, eu tenho a impressão que não existe trem rápido entre Xian e Luoyang…

Comments are closed.