Konrad-Adenauer e Cursos de Política


Hoje estive em uma reunião no Instituto do Legislativo Paulista (ILP) com o presidente do ILP e a equipe da Fundação Konrad-Adenauer Stiftung para tratar de uma possível parceria em cursos sobre ciência política.

O presidente do ILP, Eduardo Lamari, vêm trabalhando para pôr em prática um Curso de Iniciação Política. O conteúdo do curso foi cedido pela Fundação Mario Covas e a Assembleia Legislativa já imprimiu várias cópias da apostila deste curso. Infelizmente encontramos limites financeiros para colocar este projeto em ação: a Assembleia conta com um orçamento bastante limitado este ano, o que impede a contratação de professores para este curso. A parceria com a Fundação alemã viria resolver esta questão, além de trazer cursos mais específicos sobre a democracia.

A Konrad-Adenauer é uma fundação alemã que produz estudos de excelente qualidade sobre democracia. Foi uma das principais referências nos estudos de Sistema Partidário que tive com a Prof. Maria D’Alva Kinzo, na USP. Essa parceria que deve se concretizar nos próximos meses deve resultar em Cursos de Iniciação Políticas aos cidadãos do nosso Estado, especialmente aos jovens, além de cursos sobre partidos políticos e democracia destinado a um público mais engajado tanto na política quanto nas faculdades.