Sistema de Quotas e a Prática de Racismo

Acabo de assistir a um debate no Jornal das 10 da Globo News entre Demétrio Magnóli e Marcelo Paixão da UFRJ sobre o sistema de quotas e o racismo no Brasil. O primeiro pede o fim de conta raciais, e o segundo pede sua manutenção.

Resolvi dedicar essa matéria pois um dos textos com maior consulta neste blog é justamente o texto “Segregacionismo Racial: Brasil e EUA” que escrevi no meu primeiro semestre da faculdade nas aulas de antropologia do professor Carlos Serrano. Na época me incomodou muito a condução que alguns colegas faziam da questão racial. Em especial o texto de Oracy Nogueira, que eu resenho e critico nesse texto. A minha opinião é que certas posturas, como a de Oracy Nogueira ou o próprio sistema de cotas para negros incentiva a prática do racismo, crime previsto em nossa constituição federal.

O debate foi feito em um momento em que o programa de quotas raciais é levado a julgamento na corte máximo de nosso país. Pedem o fim da prática do racismo do sistema de quotas diversas personalidades e representantes da sociedade civil. Segundo esse grupo seria melhor promover quotas baseadas em critérios sociais do que incentivar a prática do racismo. Eu concordo. Os maiores problemas de discriminação que eu conheço se baseiam em critérios sócio econômicos. É mais fácil a pessoa ser discriminada por ser pobre, por morar na periferia do que ser discriminada por ser negra ou imigrante. Quando o camarada tem dinheiro acontece um processo que os sociólogos chamam de branqueamento. O Pelé talvez seja um exemplo de branqueamento. O Djavan também.

Ônibus lotado na cidade de São Paulo
ônibus lotado na capital paulista

Hoje a prática do racismo é crime inafiançável. Causar constrangimento a uma pessoa em função de sua cor ou origem é crime passível a prisão sem direito a fiança. Causar constrangimento a um pobre ainda não tem nenhum remédio jurídico. Esse é um problema que nenhuma sociedade apresentou um remédio verdadeiramente eficaz.

Participe da discussão

2 comentários

  1. Obrigado pelo comentario amigo phillmelon 😉
    e tambem gostei muito da ideia e pretendo perpetua-la para varios outros amigos blogueiros tambem!como disse para o amigo nilnews infelizmente não é só o preconceito racial que devemos aborda-la,isso ainda insiste em permanecer talvz seja pela educação dos povos,mas ótima é a forma como você abordou o assunto em seu bloG esta de parabens!

    Espero sempre sua visita!
    abraço e sucesso
    Dr O.liverkall (:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *