Imposto de Importação é uma Boa Ideia?


Quando uma mercadoria é trazida para dentro do Brasil o estado brasileiro cobra uma valor para nacionalizar o produto. Ou seja, além dos custos de trasporte o importador precisa desembolsar um dinheiro na entrada do país. É lógico que isso encarece o produto. Taxar produtos vindos de fora do país é uma boa ideia? Vamos ver como fica cada ator envolvido nesse processo:

  • Importador e o Comerciante:

Ambos vão ter um custo maior para trazer e vender o produto, pois vão arcar com os impostos de importação. O único custo é o custo de aumentar o capital de giro da operação. Fora isso o custo é repassado ao consumidor final.

  • Consumidor:

Tem de pagar um valor maior pelo produto. O valor do produto no exterior é acrescido naturalmente pelo valor de transporte e artificialmente pelos impostos de importação. O consumidor sai perdendo.

  • Produtor Nacional de produto similar:

Sai ganhando, pois ele pode cobrar mais caro e/ou produzir um produto de menor qualidade. Na prática funciona como um desestímulo à melhoria da qualidade do produto. Ops, o consumidor saiu perdendo de novo.

  • Trabalhador da indústria nacional:

Sai ganhando pois não perde o seu emprego. Mas note bem: trabalhador de um setor eficiente não perde emprego quando o produto é de boa qualidade e tem bom preço. Ou seja, proteger o mercado significa proteger a indústria que não consegue trabalhar direito.

Hoje o Cris Dias comentou no twitter que o Rock Band dos Beatles vai custar, no Brasil, mais caro que uma viagem aos EUA mais o preço do Rock Band lá. Uau! Onde estamos, não é mesmo? Eu acho essa situação totalmente fora de propósito.

O que os defensores das taxas de importação argumentam: as taxas são importantes para não impedir a produção nacional. Faz (algum) sentido. Imagine um creme hidratante: sem as taxas de importação o creme da victoria’s secret se tornaria muito barato e poderia tirar do mercado cremes populares como o monange.

Monange e Victorias Secret

Monange e Victoria's Secret

Mas o que acontece quando se taxa um Rock Band ou um video-game? Quando isso acontece o estado esta incentivando a produção de quê? Absolutamente nada! Porque não existem produtores nacionais de certos produtos e nunca vai existir.

Abaixo as barreiras alfandegárias!

Comments are closed.