Currículo
- Felipe dos Santos Gomes, também conhecido como Phill Melon
- Cientista Social pela FFLCH-USP, com ênfase em Ciência Política
- Agente Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
- Profissional de TI java
- 38 anos
Áreas de Interesse
- Análise de surveys (pesquisas de opinião ou quantitativas) com ferramenta estatística SPSS (Statiscal Package for Social Sciences) com o objetivo de identificar tendência de comportamento eleitoral de populações determinadas segundo recortes sociais específicos.
- Desenvolvimento de sistemas computacionais simples ou distribuídos em rede, em forma de aplicativos, planilhas ou páginas internet.
- Assessoria parlamentar nas áreas de engenharia institucional (leis eleitorais, partidárias e sindicais), políticas internacionais e de cidadania.
Experiência Profissional
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
desde maio de 2002
Agente Legislativo na Folha de Pagamento. Automatização de rotinas de serviço utilizando macros e planilhas Excel. Participação do grupo de desenvolvimento do sistema informatizado do Departamento de Recursos Humanos.
Depto de Bioquímica do Instituto de Química da USP
setembro de 2000 a julho de 2002
Ferramentas de bioinformática para os projetos genoma humano do câncer, da cana de açúcar, do Schistossoma mansoni (causador da barriga d’água), e da Xylella Fastidiosa (causadora do amarelinho nas planatações de laranja). Projeto gráfico e gerente de conteúdo das páginas dos projetos científicos (CAGE Lab, CAGE Câncer, CAGE Xylella, SUCEST e bioinformática). Desenvolvimento de programas e scripts em perl e php e bancos de dados mySQL e PostgreSQL.
Descomplicasa – São Paulo, SP
junho a agosto de 2000
Site em asp e access, página de conteúdo e loja virtual. O site possuía um banco com 300 dicas domésticas, do tipo “faça você mesmo”. Tradução de material de conteúdo do site, projeto gráfico e administração da loja virtual. O projeto foi acompanhado desde o início até o seu efetivo funcionamento.
Vianet Provedor Internet – Niterói, RJ
janeiro a dezembro de 1997
Primeira experiência profissional como programador web. Responsável por serviços web do provedor de acessos e de terceiros. As páginas eram desenvolvidas em Cold Fusion. Serviços para o assinante, consulta de horas utilizadas no mês, web fórum e cartões virtuais.
Proficiência
- Análise de surveys (pesquisas de opinião ou quantitativas) com ferramenta estatística SPSS (Statiscal Package for Social Sciences) com o objetivo de identificar tendência de comportamento eleitoral de populações determinadas segundo recortes sociais específicos.
- Programação Orientada a Objeto.
- Programação em C++, Java, asp, VBA, php e perl.
- Desenvolvimento de sistemas em ambientes do tipo software livre (Linux) e software proprietário (Windows) com experiência comprovada em ambas áreas.
- HTML e Javascript: projeto gráfico de páginas internet, scripts e applets java.
- Banco de dados Access, XML, mySQL, postgreSQL.
- Visual Basic (ado) com tabelas relacionais. Planilhas Excel com acesso a banco de dados externos (Oracle ou ODBC) e macros VBA.
- Flash, Photoshop, Fireworks, Linux Debian, Windows e MS-Office.
- Inglês fluente.
- Noções básicas de francês, japonês, chinês e hebraico.
Trabalhos Publicados
2017
“Modelo de Contratação de Soluções de TI para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo“, trabalho de conclusão do curso “MBA de Gestão de Tecnologia da Informação” pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA).
O trabalho propõe a adesão a um modelo de contratação em soluções de TI no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo usando como referência o modelo de contratação adotado pelo governo federal. A normatização se propõe a padronizar a forma de trabalho no âmbito do órgão, além de engajar os setores envolvidos na contratação de soluções de TI e aumentar a continuidade dos projetos frente a mudança na direção do órgão.
Draft
“Disciplina Partidária na Alesp: Análise do Comportamento dos Parlamentares nas Votações Nominais em 2000 e 2001”, orientado pela Profa. Dra. Maria D’Alva Gil Kinzo. O objetivo deste trabalho é encontrar um índice de probabilidade de comportamento de um parlamentar em votação nominal, uma vez que é conhecido a indicação de seu partido.
2002
Trabalho de Ciência Política “Nacionalismo e Voto nas Eleições de 1998” feito sob a orientação do Prof. Dr. André Singer, dispondo do survey “Percepções da Sociedade Brasileira sobre as Relações Internacionais e o Mercosul” do NUPRI-USP, realizado dias antes das eleições presidenciais de 1998. Os dados foram analisados com a ferramenta estatística SPSS.
2001
“The sugarcane signal transduction (SUCAST) catalogue: prospecting signal transduction in sugarcane“. Co-autor do paper do SUCEST, publicado na revista científica Genetics nº 24, de 2001. O SUCEST é o projeto de análise do genoma da cana de açúcar, que foi mapeado no projeto SUCAST financiado pela Fapesp.
2000
Trabalho de antropologia “A Noção de Poder na Hierarquia do Mcdonalds e suas Implicações no Indivíduo” sob orientação da profa. Dra. Lilia Schwarcz.
Pós Graduação
- MBA de Gestão de Tecnologia da Informação: concluído em 2017 no IBTA.
- Gestão em Políticas Públicas no Poder Legislativa: concluído em 2018 pela EACH-USP e ILP da Alesp.
Cursos Livres
- Reforma Administrativa na Administração Pública – Instituto Legislativo Paulista e UNESP, 2002.
- Processo Legislativo – Prof. Andyara Sprosser. 2003.
- Análise de dados políticos com SPSS – prof. Leandro Piquet, FFLCH-USP. 2002.
Matérias
- Introdução à Sociologia: principais correntes sociológicas. O Método Sociológico de Dürkheim, O Capital de Karl Marx e Max Weber: o método de análise baseado em tipos ideais, os tipos puros de dominação, a objetividade em ciências sociais e a ética protestante e o espírito do capitalismo.
- Introdução à Antropologia: principais correntes da antropologia, antropologia indígena (sul-americana).
- Introdução à Ciência Política e Teoria Política Clássica: principais correntes da ciência política clássica e moderna. Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, escolha racional e escola institucionalista.
- Métodos e Técnicas de Pesquisa. Técnicas quantitativas, análise e montagem de pesquisas de opinião.Técnicas qualitativas: pesquisas teóricas, tipos de trabalhos científicos em ciências sociais. Metodologia Teórica: filosofia da ciência ou metaciência, a objetividade do método científico, a ciência enquanto cálculo.
- Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política: análises estatísticas aplicada sobre problemas específicos de ciência política.
- Relações Internacionais, Análise de Sistemas Internacionais e Ética e Filosofia Política III: estudo das teorias clássicas de Relações Internacionais, autores recentes.
- Introdução à Sociologia da Religião
- Sistemas Partidários e Sistemas Eleitorais: engenharia institucional, regras eleitorais e partidárias e seus impactos sobre o sistema político.
- Teoria Econômica: introdução aos estudos de economia: Smith, Ricardo e Marx. Microeconomia e macroeconomia.
- Sociologia da Religião: correntes teóricas e estudos de grandes correntes religiosas e correntes religiosas brasileiras contemporâneas.
- Temas do Pensamento Político Brasileiro: formação do pensamento político brasileiro.
- Cinema Documental: a fotografia e o cinema enquanto retrato da sociedade – teorias e interpretações.
- Sociologia do Trabalho: correntes contemporâneas do estudo da sociologia do trabalho.
- Jornalismo Sindical: história desta modalidade de jornalismo especialmente em São Paulo, na primeira metade do século XX e modos de atuação.
- Cidade e Cidadania: estudo de organização das grandes metrópoles brasileiras, especialmente São Paulo, e a forma de acesso a cidadania das classes negativamente favorecidas.
- Capital Social: teoria fundada sobre o trabalho de Robert Putnam que utiliza o teorema de cooperação de John Nash. Putnam relaciona o conceito de capital social com o de bom governo.
- Teorias do Comportamento Eleitoral e Identidade Ideológica: estudo sobre o fenômeno de massas e análise de pesquisas de opinião realizadas em períodos eleitorais.